Boletim de CEAJ

Boletim # 3

Steyl - Agosto de 2005

SVD / SSpS / SSpSAP


          Calorosas saudações da Equipe do Centro de Espiritualidade Arnaldo Janssen em Styel.  Nós queremos partilhar com vocês algumas notícias sobre nossas atividades que esperançosamente serão interessantes e de encorajamento para você em sua própria missão de animação espiritual.  Também tem a intenção de convidar você para partilhar conosco o que  está acontecendo em sua Província ou Região.

Neste Número:

  1. Goch, um Lugar de Peregrinação
  2. Provinciais e Animação Espiritual
  3. Guiadas pelo Espírito no Capítulo Provincial
  4. Retiro de 30 Dias
  5. Atividades do AJSC em Steyl
  6. Outras atividades do AJCS
  7. Mantendo contacto

1. Goch, um Lugar de Peregrinação

No dia 18 de maio de 2005 o Bispo Reinhard Lettmann,  bispo de Münster, escreveu o seguinte para o Pe. Günter Hoebertz, pastor da Paróquia de Goch.

No dia 12 de maio de 2005 você pessoalmente pediu para estabelecer a vila de Goch  como um lugar de peregrinação e a Igreja como  uma Igreja de peregrinos em memória de St. Arnaldo Janssen. Você escreveu que sempre mais pessoas estão vindo para Goch, seguindo as pegadas de St. Arnaldo Janssen.  Eles vem para igreja St.Maria Madalena, na qual Arnaldo Janssen foi batizado para acender velas e fazer seus pedidos de intercessão. Você também explicou que tem  um lugar especial na Igreja para os peregrinos expressarem suas devoções. Mencionou ainda, que  os peregrinos costumam visitar a casa aonde Arnaldo nasceu e também visitam a paróquia St.Arnaldo Janssen.*

De acordo com o seu pedido, eu confirmo oficial e eclesiasticamente Goch como um lugar de peregrinação nas pegadas de St.Arnaldo Janssen.

*(Esta é a paróquia  em Goch  coordenada pelos Verbitas)

Agências de Turismos estão começando a organizar excursões para Goch e Steyl como também para Kevelar aonde Arnaldo e M. Josefa costumavam ir freqüentemente. Aqui em St. Miguel as velas estão acesas dia e noite em frente da imagem de St.Arnaldo e St. José Freinademetz  desde a Canonização em outubro 2003. Sempre mais grupos estão aparecendo.

2. Provinciais e Animação Espiritual

De 15 a 29 de maio o generalato conduziu duas semanas de Seminário para 32 novos províncias/ regionais SVD e mais 4 coordenadores de zonas. O Pe.Peter foi convidado para fazer uma colocação sobre “Animação Missionária”. Em sua conferência ele falou da importância da Animação Espiritual e destacou três aspectos de um superior como animador: 1. despertar uma consciência e o compromisso missionário em cada confrade; 2. promover e animar a vida na comunidade;  3. animar nossa missão.

Os Provinciais discutiram em plenário dois específicos pontos aonde foram enfatizados:

(1) Dar apoio as Equipes de Extensão. Os provinciais sentiram-se encorajados de fazer mais uso dos recursos da província, especialmente das Equipes de Espiritualidade e também para escolher um confrade que tem interesse e é aceito pelos demais e dar para a equipe o devido suporte.  O provincial e conselho poderiam sentar com a Equipe e planejar os possíveis caminhos de animação missionária/espiritual para os próximos anos. Isto poderia ser inclusive convidando o AJSC para oferecer programas em colaboração com os membros da Equipe de Espiritualidade.

(2) É necessário fazer um melhor uso do retiro anual porque, as vezes, o aspecto social parece que tem maior importância que a reflexão pessoal em atmosfera de oração. Os valores do retiro personalizado são altamente apreciados. Os provinciais necessitam encorajar mais os membros para estarem prontos para ajudar neste ministério. O  AJSC tem conduzido muitos seminários para a formação de orientadores de retiro personalizado.  Estamos sentindo a necessidade de preparar Irmãs e Confrades como orientadores de retiro e acompanhantes espirituais, assim estaremos crescendo e apreciando as pessoas da própria congregação como orientadores. O AJSC está disponível para  orientar este tipo de seminário em suas províncias ou se vocês preferirem, poderão organizar junto com outras províncias. Se estiverem interessados, por favor, comuniquem-se conosco.

3. Guiadas pelo Espírito no Capítulo Provincial

As Capitulares SSpS da Província  Norte das Filipinas iniciaram o seu Capítulo com um retiro orientado por SSpS e SVD. De acordo com a  Irmã Milagros,  provincial,  o Capítulo teve um ótimo resultado depois desta preparação.

4. Retiro de 30 Dias

Tony Pates, Simon e Matilde conduziram em maio e junho o retiro de 30 dias para o orientado no prisma da nossa Espiritualidade Trinitária e Carisma Missionário com especial ênfase no amor de Deus Uno e Trino. Também foi destacado o tema,  Seguimento de Jesus,  como mulheres consagradas na Missão de Fronteira.  As retirantes foram convidadas para contemplar a face de Jesus no Mercado Popular, nas ruas, visitando famílias pobres, etc.

E neste caminho os orientadores foram assegurando o processo do retiro e as Irmãs puderam  experimentar a nossa própria espiritualidade e carisma missionário.

Em nossa reunião de planejamento em dezembro 2004 Ir.Ágada nos encorajou para estruturar o retiro de 30 dias baseado mais  em nossa espiritualidade e carisma.

O  Grupo do AJSC já começou a refletir com a ajuda do Pe.Tony que agora é o novo diretor dos cursos em Nemi, mas que estava por longos anos  em Steyl no Centro Internacional de Espiritualidade.

No próximo Boletim informaremos sobre os Seminários que estamos preparando ou que já temos preparado.

5. Atividades do AJSC em Steyl

Está acontecendo o Terciato das SSpS em Steyl. O Curso é em Inglês e tem 25 participantes. Nosso Grupo é responsável pela parte de nossa  Espiritualidade e Carisma,    enraizado na geração fundante, como também pelo retiro dirigido. Desde de 2002 o terciato das SSpS não está mais acontecendo em Nemi.

Parte da Casa Mãe foi renovada especialmente para  programas como este.

O terciato dos SVD inicia em Steyl permanecendo aqui por duas semanas, depois visita Oies e continua em Nemi. Os dois Terciatos SVD e SSPS tem apossibilidade de integração porque se encontram  ao mesmo tempo em Steyl.

Neste ano o Terciato SVD vai usar a parte da casa que foi renovada em St.Miguel/ Steyl. Para aqueles que conhecem Steyl, é a parte sul que por alguns anos estava alugada pelo grupo chamado “Voorde”.  A comunidade dos Verbitas continua na ala norte. Estão planejando renovar também está parte para  trazer aqui os idosos e doentes que estão em St.Gregório.

Nossa comunidade está percebendo  que Steyl  é cada vez mais um lugar de peregrinos e um centro missionário para as Igrejas da Alemanha e da Holanda e também para as pessoas de outras religiões e para aqueles que estão “sedentos.”

As três Congregações estão se encontrando para estudar e planejar o futuro. Está claro que isto requer  investimento em termos financeiros e pessoal, especialmente. Steyl necessita Irmãs e confrades de outras províncias. Este é um projeto missionário desafiante e nós encorajamos também você para pensar  sobre está obra.

O Terciato de língua  alemã estava quase duas semanas em Steyl (1 a 11/junho).

Eram 20 participantes. Rudy Pöhl e Lothar Janek foram os dirigentes e tiveram a ajuda do  Peter McHuch  em Steyl. Rudy e Lotar são membros do Grupo de Espiritualidade ( STS).  Rudy está envolvido plenamente na animação espiritual no sul da Alemanha.

6. Outras atividades do AJCS

Para preparar melhor os membros do AJSC Mike e Simon participaram nos cursos de Espiritualidade – Simon em St. Beuno’s em Wales, UK e Mike em Guatemala.

Emmie e Matilde fizeram um curso de alemão, talvez nem tanto interessante mas necessário para viver em Steyl.

Com a ajuda da superiora geral da SSpSAP Peter conduziu um seminário internacional de duas semanas para Formadoras e Superioras. Este evento aconteceu em Baguio nas Filipinas.  Durante sua estadia nas Filipinas, Peter também dirigiu seminários e retiros em três outros conventos das SSpSAP, assim como também algumas colocações e recolhimentos para SVD e SSpS. Sr.Mary Evelyn, animada como sempre,  igualmente organizou um  encontro para o SAT em Manila e na área de  Tagaytay.

Infelizmente, por causa de uma operação no joelho, Peter precisou adiar para o próximo ano sua programação na Polônia. Isto até parece que o problema no joelho foi de muito rezar. Não é por causa de “alta santidade”mas por causa de muito futebol no tempo da juventude. O motivo é mais mundano.

Durante os três primeiros meses deste ano Sr.Franziska Carolina escreveu seu último livro: Jesus, o Missionário.  É uma  reflexão sobre Jesus, o Missionário do Pai, na luz na nossa Espiritualidade Trinitária.  Este livro será estudado no próximo Seminário das Formadoras, SSpS  que acontecerá em Steyl de 11 de setembro até 05 de outubro de 2005.  Também Franziska conduziu três retiros contemplativos na Holanda e Áustria e mais um retiro com colocações na Alemanha.

7. Mantendo contacto

Nós continuamos publicando artigos na pasta AJSC que é a Área Pública do Generalato website. Você pode ler e usar este material. O endereço é http://www.svdcuria.org. Click no Site Map / Mapa do sitio, então click AJSC – CEAJ.

Se você tem algum material que pode ser usado nos seminários de animação espiritual, por favor, envie-nos e nós colocaremos na Internet, assim outros poderão ter acesso. Envie-nos também artigos e a programação da Equipe de Espiritualidade para este endereço  ajscinfo@steyler.nl

O Boletim AJSC está sendo traduzido em cinco versões: Inglês, alemão, espanhol, português e indonesiano. Por favor, comunique-nos se você deseja receber em uma outra versão além desta que você está lendo. Use o endereço: ajscinfo@steyler.nl

Nós aguardamos suas noticias.

Desejamos  tudo de bom para você e sua missão.

  Emmie,     Franziska,     Matilde,     Michael,     Peter e     Simon