Boletim de CEAJ

Boletim # 4

Steyl - Janeiro 10 de 2006

SVD / SSpS / SSpSAP


Calorosas saudações da Equipe Central do  CEAJ  em Steyl.
Que o Ano 2006 seja cheio de graças para você e seu ministério de Animação Espiritual!

 

Neste Número:

  1. Algo para considerar
                        Visionários no Mundo de Hoje - Miguel Somers
  2. 2006 – Um Ano especial para SVD
  3. SSpS  Internacional Seminário de Formação
  4. Duas Mortes
    - Cyprianus Setyawan  -  Foi Membro do CEAJ
    - Mãe do Simão Bata -  Birgita Kewa
  5. Atividades do CEAJ
  6. Publicações
  7. Continue em Contato

1. Algo a Considerar 

O objetivo do Boletim do CEAJ é  incentivar a todos que estão envolvidos na animação espiritual pelas noticias do   que a equipe central está fazendo e do que está acontecendo em algum lugar em nossas congregações. Como complemento, estamos pensando em publicar em cada número, uma página que provocará uma reflexão   nos leitores. Apresentamos aqui um artigo do Miguel.  Nós também estamos interessados em publicar seus artigos.

Visionários no Mundo de Hoje - Miguel Somers, CEAJ

Eu recentemente tinha uma boa ocasião de assistir  um filme muito interessante: Whale Rider. Eu estava fascinado com a coragem de uma menina chamada Pai que estava contra a corrente da tradição, ajudando a sua tribo estar de novo conectada com a energia vital dos seus ancestrais. Todavia, também, eu podia simpatizar com o velho tradicionalista chamado Koro, que parecia como uma velha baleia encalhada num estranho presente. Eu estava fascinado sobre seu  eventual movimento além de sua previa limitada visão.

Todavia isto era simbólico para mim que no decorrer do ano passado visitei diversas missões,  entre os retiros e seminários que acompanhei. Enquanto nova vida continua a nascer sem parar, a dor de despojar-se dos caminhos antigos também existe. 

Há uma quantidade de imagens de vida nova que nos confrontam: o entusiasmo, por exemplo, das irmãs e confrades em Cuba. O seu testemunho nos faz refletir o significado de sua Missão; a assembléia dos grupos de jovens das diferentes províncias da Europa que numa atmosfera de oração, partilham suas vidas em comunidades; o comprometimento e o desejo de muitos missionários de escrever  outra vez o novo o sonho de Arnaldo, num esforço de aproximar-se dos marginalizados;  o desafio das diferentes e novas culturas; a sinceridade, a valentia e a visão dum  trabalho em equipe e  a luta pela justiça.

Também existem momentos de estar preso no passado, de ser gente de ontem com medo de abraçar a nova realidade que  está se revelando hoje. Isto parece nossa  falta de habilidade para comprometer-se com diferentes formas de oração ou para enfrentar o novo futuro para as nossas instituições ou todavia de partilhar um novo caminho de relacionamento com a Igreja e o Mundo. Algumas vezes, nós estamos tentados de olhar somente as histórias significantes do passado do povo e as coisas que já se foram e morreram. Mas nosso Deus é um Deus da vida. Nós corremos o risco de não escutar a voz dos jovens gritando pelas necessidades do mundo de hoje, porque, como Koro, escutamos somente as histórias velhas que estão em nossas cabeças.

A preparação do próximo Capitulo Geral lembra-nos de que o que fazemos com os nossos corações, afeta o universo inteiro, e nos convida de aprofundar a espiritualidade de sermos irmãos e irmãs no diálogo e no relacionamento. Nossas vidas, muitas vezes, estão presas nos muros dos nossos conventos e de nossos interesses, limitados para a “missão da Igreja”. O tema proposto e o trabalho da comissão preparatória para o Capitulo do SVD, nos chama a olhar para mundo, para o universo inteiro, e de lidar com os problemas e realidades que confrontam a humanidade hoje.

Os  místicos são os últimos recursos de Deus. Eles são sonhadores, e eles não estão paralisados pelas regras e doutrinas. Eles encontraram um Deus que os dinamizava, que os enchia com uma visão fascinante e uma esperança de um mundo mais sadio. As Dorotheas Dias, os Martin Luther Kings, os Romeros e Gandhis... O Espírito de Deus rejubila-se nos visionários e nos fazedores de paz, como o fez com Arnaldo Janssen. Num mundo que está com fome, cansado e buscando, a presença de Deus se mostra naqueles que  estão abertos  ao místico. Nós estamos desafiados  a desamarrar as nossas cadeias, se queremos experimentar em nosso mundo amedrontado e inseguro a visão e o sonho salutar de Deus para a humanidade.

 

2. 2006  -- Um Ano Especial para SVD

Para os SVD, 2006 será um ano especial desde que o XVI Capítulo Geral acontecerá em junho e julho. O tema geral do capítulo tem um significado particular para o serviço de animação espiritual. Todavia, quatro dos cinco sub-tópicos: Espiritualidade, Comunidade, Formação e Liderança, expressam implicações para a nossa missão no diálogo, e são elementos chaves dos programas do CEAJ. Esperançosamente, o documento de trabalho desenvolvido nas várias casas,  os Capítulos Provinciais, tem nos ajudado individualmente e em comunidade   a refletir cada tema e dar uma resposta missionária conforme o Espírito nos inspira.

Os meses que seguem até a abertura do Capítulo Geral, no Domingo de Pentecostes,  dia 4 de junho, marcam a segunda metade do “Ano da Leitura Bíblica para os Missionários do Verbo Divino.” Aqui em S. Miguel em Steyl, duas vezes por semana, a oração do meio dia está sendo substituída pela leitura continuada dos Atos dos Apóstolos e do Evangelho de Lucas. Cada sábado depois do jantar escutamos por uma meia hora, a gravação de um cassete do NT. Que cada iniciativa nas suas próprias províncias e comunidades possam  ajudar a abrir os corações para a Palavra de Vida.

 

3. SSpS - Internacional Seminário de   Formação    (11 /09 a 05/10/05)

O Seminário foi realizado em Steyl em inglês e espanhol. Foi organizado e participado por toda a Direção Geral das SSpS.  Estavam presentes 54 irmãs, uma de cada província. Duas SSpSAP e dois irmãos Verbitas foram convidados e estiveram presentes em todo o Seminário. Com os facilitadores e participantes eram um total de 71. O tema principal foi a Formação Permanente que estava distribuída em quatro blocos. O 1o.  Princípios básicos  de  Formação Integral. 2o. “Jesus, o Missionário”. 3o. Nossas Raízes e Espiritualidade, com a Peregrinação guiada aos lugares da Geração Fundante e o documento do nosso último Capítulo Geral. 4o. Mulheres, Discípulas de Jesus Missionário(votos). Emmie, Mike e Matilde participaram  integralmente do programa, responsáveis pela sessão da nossa Espiritualidade e pela peregrinação nos lugares significantes da nossa Geração Fundante e a Franziska Carolina, pelo tema: “Jesus, o Missionário”.

 

4. DUAS MORTES

Cyprianus Setyawan  - Anos Atrás, membro do CEAJ

Nós ficamos chocados ao receber a notícia da morte de Pe. Cyprianus Setyawan, SVD no dia 11 de outubro de 2005. Setyawan  nasceu em Bali, Indonesia, no dia 20 de agosto de 1942.  Seus pais eram os primeiros cristãos na Ilha. Setyawan costumava dizer que socialmente os seus pais sofreram muito, mas eles continuavam a mostrar seu amor pelos outros e não se vingavam fazendo os opressores sofrer. Com o decorrer dos tempos, gradualmente, o povo foi se tornando cristão. Ele entrou no noviciado SVD em Ledalero e foi ordenado no dia 03 de julho de 1973. Como sacerdote ele trabalhou em diversos ministérios. Ele foi prefeito no Seminário Diocesano em Malang, aonde ele foi nomeado provincial para a província de Java, 1989-1995.  De 1996  a 2003 Setyawan  foi membro do CEAJ, vivendo em Steyl. Ele fez muito para iniciar com as Equipes de Espiritualidade na Indonésia. Em 2005 ele foi nomeado coordenador do CEAJ na Indonésia. Morreu com problema de coração e uma complicada diabete, enquanto estava coordenando um terciato de três meses em Timor.

Nas suas partilhas ele gostava de falar do “amor de Deus como do amor de uma mãe”.  Sua favorita imagem de Jesus era ”Cristo como um homem sorrindo no amanhecer”. Em seu quarto ele tinha uma grande imagem de Cristo sorrindo. Setyawan tinha um “coração sorridente”. Para um balinese, o amanhecer tem um especial significado.  O inesperado por do sol de sua morte transformou Setyawan seguramente ”num homem sorridente do amanhecer”.

 

            Mãe do Simão -  Birgita Kewa

No dia 09 de dezembro de 2005, o Pe. Simão Bata que por um ano faz parte da Equipe de Steyl, recebeu a notícia da morte da sua mãe, Birgita. Ela estava com 75 anos, mas  com uma saúde debilitada. Para o Simão, sua morte foi dolorosa porque ele tinha um relacionamento especial com ela. No dia 17 de dezembro Simão voltou para sua pequena ilha de Adonara  para celebrar com sua família as cerimônias depois do funeral. Este será um encontro triste e feliz porque depois de sua ordenação, ele não  se encontrou com dois de seus irmãos.  Ele vai estar mais tempo na Indonésia para encontrar os Provinciais e membros da Equipe de Espiritualidade  para organizar alguns programas  do CEAJ para o futuro.

 

5. Atividades do CEAJ

Como nós mencionamos acima, Miguel, Emmie e Matilde estavam integralmente envolvidos no Seminário das Formadoras, SSpS. Franziska  orientou alguns dias o estudo do livro: “Jesus, o Missionário”, antes de viajar para o Brasil e Paraguai. Lá ela deu alguns retiros e seminários para as SSpS e para leigos consagrados que têm um grande desejo de aprofundar sua vida espiritual.  De uma maneira semelhante, ela deu na Alemanha, quatro dias de recolhimento para os  Missionários Leigos de Deus Uno e Trino(MHGG). Cada dia participaram aproximadamente 60 a 65 pessoas. Essas pessoas são comprometidas com a Missão das MSSpS. Trabalhar com os leigos é um caminho que a nossa Equipe deseja desenvolver mais.  Franziska continuou sua especial missão, orientando no segundo semestre mais  três retiros contemplativos.

Simão guiou alguns retiros individuais em Steyl e um retiro para a Comunidade das SSpSAP em Utrecht. Peter também estava muito envolvido com as Irmãs SSpSAP  acompanhando retiros dirigidos e pregados, nos quatros conventos dos USA. Igualmente ele deu um seminário para as SSpS sobre o último documento do Capítulo Geral e um dia de recolhimento para os Verbitas em  Techny, tendo como base o documento do Capítulo Geral SVD. Guiou um retiro para SVD e SSpS que foi uma experiência muito enriquecedora da nossa  comum espiritualidade.

De uma maneira semelhante o Miguel e a Emmie acompanharam o seminário e o retiro dirigido para SVD e SSpS em Cuba. Foi uma profunda experiência vivida da nossa espiritualidade. Ambos estavam muito comovidos com o estilo de vida das nossas Irmãs e Confrades. Quem vive em comunidades situadas em países com mais recursos, não tem os desafios de uma vida simples que praticamente é imposta para eles pela pobreza de situação do país. Emmie permaneceu mais tempo para partilhar com as comunidades sobre o recente Seminário Internacional das Formadoras. Miguel teve que viajar para Portugal para dar uma conferência na Assembléia SVD da Zona da  Europa. Seu tópico era: ”Espiritualidade na Sociedade num Contexto Secularizado.” Nós achamos bom publicar este artigo. Mais tarde, a Emmie deu uma palestra durante um Seminário, também em Portugal, e seu tópico era a “Presença Evangelizadora das SSpS na Índia”. A organização está pensando em publicar as palestras que foram feitas.

Seguindo a prática de costume, o Curso de Renovação do SVD(Terciato), estive duas semanas aqui em Steyl antes de seguir para Nemi. Miguel, Emmie, Matilde e Simão organizaram este programa. Quatro da Equipe do CEAJ ajudaram no retiro e na sessão da Espiritualidade para  o Terciato das SSpS em Steyl. Mais tarde, Peter, Simão e Matilde foram para Nemi para acompanhar o retiro do Terciato dos SVD e o do Curso Bíblico, Dei Verbum que neste ano contou com o número elevado de 30 participantes.    

6. Publicações:

 

JESUS, O MISSIONÁRIO – Uma reflexão sobre  Jesus, o Enviado do Pai,  à Luz de Nossa Espiritualidade Trinitária, da Franziska Carolina Rehbein, SSpS, publicado pelo CEAJ como no. 4 de “Fontes de Steyl”,  2005, com 110 páginas. Este livro foi pedido para o Seminário Internacional das SSpS (veja acima). O original está em alemão e foi traduzido para o espanhol, português, inglês e indonesiano.

O livro de Antífonas, de Ed Peklo, SVD, era uma publicação privada que já existia em 1999, mas que somente recentemente chamou a nossa atenção. Nele estão contidas as antífonas a serem usadas na Liturgia das Horas para 29 dias de especial significado para a história de nossa família Arnaldina, incluindo as 12 Terceiras segunda-feiras. As antífonas são pensamentos do Arnaldo e da Geração Fundante, como também  citações das constituições das três Congregações.

Para a edição em inglês, entre em contacto com Divine Word Missionaries, N 8855 Seminary Road, P.O. Box 107, East Troy, WI 53120,U.S.A.

Pe. Stan Plutz  do Secretariado Arnaldo Janssen em  USS continua  publicando pequenos livretos. Os últimos são: O Espírito Santo e Arnaldo (10 páginas) e, O Santo Sacrifício da Nova Aliança, estrato das conferências de S. José Freinademetz (16 páginas). Você pode contatar  Stan em  Divine Word Missionaries, 201 Ruella Avenue, Bay St. Louis, MS 39520-4638,  U.S.A.

 

7. Continue em Contato

Nós continuamos colocando artigos do  CEAJ na pasta que é Área Pública do Generalato webside. Você pode ler e copiar o material. O endereço do webside é:  http://www.svdcuria.org. Clicar no Site Mapa/ Map del sitio, em seguida clicar em AJSC – CEAJ.

Se você tem material (artigos ou programas ) que pode ser de uso para o trabalho de animação espiritual, por favor,  envie-nos e nós publicaremos na internet; assim muitos outros podem ter acesso também. Por favor, mande-nos o material e igualmente novidades sobre o programa que vocês estão desenvolvendo. Use o seguinte endereço: ajscinfo@steyler.nl

O Boletim do CEAJ  está sendo publicado em cinco versões: inglês, alemão, espanhol, português  e indonesiano.

Gostaríamos de escutar algo de vocês.

Com os melhores votos de um trabalho abençoado,  

 

Simon.Bata,    Peter McHugh,  Miguel Somers, Franziska Carolina Rehbein, Emmie Vas  e Matilde Wandembruck  Sacardo