Boletim de CEAJ

Boletim # 7

Steyl – Agosto de 2007

SSpS / SVD / SSpSAP
 


   

Saudações cordiais da Equipe Central do Centro de Espiritualidade

Arnaldo Janssen   (CEAJ) em Steyl:  Emmie Vas e  Franziska Carolina Rehbein SSpS,  Peter McHugh e Mike Somers SVD.

 

  NOSSO ENDEREÇO ELETRÔNICO: ajscsteyl@gmail.com

Por favor, use este endereço para comunicar-se com CEAJ.

ÍNDICE:

 

1.  Pessoal do CEAJ

2.  Atividades do CEAJ

3.  Duas Visitas Especiais  

4.  Encontro de três dias sobre Diálogo Profético   

5.  Notícias das Províncias  

6.  Publicações 

7.  Mantendo Contato  

 

 


 

 

 

1.  Pessoal do CEAJ

 

Em Janeiro de 2007 Ir. Ágada e Pe. Pernia indicaram Peter McHugh para um segundo triênio e Ir. Emmie para um primeiro tempo como co-diretores do Centro de Espiritualidade Arnaldo Janssen em Steyl. Sendo o AJSC   um empreendimento conjunto, os Generalatos aprovaram este tipo de liderança conjunta.  Emmie sucede Franziska, que foi diretora desde 2002.

 

Em Janeiro Pe. Sim7444on Bata voltou à Indonésia por motivo de saúde. Simon foi membro da Equipe em Steyl desde 2004 e vai continuar trabalhando no ministério de animação espiritual tanto quanto seus novos compromissos o permitirem. Ir. Maria Cristina Avalos, da Argentina, foi indicada como membro da Equipe. Esperamos que ela venha para Steyl pelo final deste ano.  

 

 

2.  Atividades do CEAJ

 

Além de ajudar no Curso de Formadores e de conduzir vários retiros contemplativos, Ir. Franziska terminou seu livro sobre a espiritualidade de Santo Arnaldo e a primeira geração SVD, como está expressa na Igreja de cima em São Miguel, Steyl. Quando a primeira Igreja da Casa Missionária ficou muito pequena, em 1881-84, Pe. Arnaldo construiu duas igrejas, uma em cima da outra. A Igreja de cima está preservada praticamente assim como foi construída, por isso ela oferece em arte uma expressão da visão espiritual que inspirou aqueles primeiros membros. O livro da Ir. Franziska será publicado em breve, em alemão.

 

O Curso para Formadores SVD (em espanhol e português) foi dirigido pelo Reitor de Nemi, Pe. Tony Pates, e começou em Steyl. Emmie e Peter foram responsáveis pela organização prática. Um fato notável foi a presença de vários confrades da Índia e da Indonésia.

 

Emmie e Peter tiveram uma experiência especial na Ucrânia. A Província SSpS tinha sido criada no dia 15 de janeiro de 2007. Para dar um bom início à Província, as Irmãs nos pediram para conduzir um seminário sobre nossa espiritualidade   para todas as Irmãs e alguns SVD que estavam no país, seguido de um retiro dirigido para um número menor de Irmãs. Os programas foram realizados numa casa de retiros dos Jesuítas, bem no centro de um cemitério enorme! Assim, nossas caminhadas eram dadas ao longo das alamedas do cemitério. Para reforçar alguma meditação sobre a morte bastava olhar pela janela, especialmente à noite!

Num ambiente mais comum, Peter com Simon Bata e os membros da animação provincial conduziram dois seminários para todos os Provinciais SVD e SSpS da Indonésia com os membros dos seus Conselhos e outros animadores. Havia oito Províncias SVD / SSpS e uma Região. No fim de cada seminário os participantes se reuniam por Província para elaborar um plano de animação espiritual. A grande Província Ende, por exemplo, planejou pedir à Equipe Nacional para oferecer o mesmo seminário a todos os membros da Província.

 

Mike foi à Colômbia para dois seminários, o retiro da Província e a Assembléia. O tema desse retiro foi o Diálogo Profético, um desafio especial para nossos confrades na conflitiva situação política do país. Mike teve também uma série de retiros e seminários na Austrália e Papua Nova Guiné. Como devia ir sozinho até lá, a liderança da Província (SSpS / SVD) mobilizou seus membros para ajudar especialmente nos retiros dirigidos. Durante o retiro em Alexishafen (Nova Guiné) um SVD participante do retiro morreu de ataque cardíaco.

 

 

 

3.  Duas Visitas Especiais

 

Durante recentes diálogos com os Generalatos sobre o modo de manter maior contato com as Equipes de Animadores nas Províncias e para apoiá-los melhor no ministério de animação espiritual, os Generalatos deram a sugestão de convidar dois membros da animação espiritual para visitar Steyl e participar em uma das reuniões bi-anuais de planejamento do AJSC. Além de conhecer melhor a Equipe do AJSC poderia haver mútua partilha de materiais e planos para o futuro,   e a estadia mais longa em Steyl os ajudaria a entrar em maior contato com nossas raízes.

 

Por isso a Ir. Joy Climaco, das Fiilipinas e Pe. Gregory Arockiam, da Índia foram convidados a passar um mês conosco em Steyl. Ir. Joy tinha sido indicada recentemente para conduzir o AJSC – Filipinas, trabalhando na animação espiritual da Formação Permanente das SSpS. Pe. Gregory era o Coordenador Nacional da animação espiritual na Nova Guiné e tinha sido nomeado recentemente Coordenador Nacional na Índia.

 

Aqui vão algumas de suas impressões depois dessa experiência:

 

Ir. Joy:   Deixei Steyl com um coração agradecido. Agradecido ao ESPÍRITO SANTO que me conduziu a entrar mais profundamente no espírito, no carisma, vida e missão de nossa Geração Fundante. Algumas revelações para mim foram:

- Um desejo de penetrar mais profundamente na nossa espiritualidade, depois de tocar nossas raízes. O espírito de nossa Geração Fundante tornou-se tão vivo que fico extasiada com as maravilhas que o Senhor fez em e através dela.

-   A vida e o ministério da Equipe do AJSC me inspirou e encorajou. Admirei sua auto-doação na luz da nossa espiritualidade e seu compromisso de partilha-la com toda a Família Arnaldina.

-   A internacionalidade foi muito sentida e é de fato um testemunho vivo de "Um Só Coração e Muitos Rostos ".

- O tema da sessão de planejamento: Diálogo Profético e Relações Geradoras de Vida não somente foi realizado e enriquecido nas conferências, artigos e partilhas de idéias – mas principalmente em atitudes – partilha de fé, vida e missão, rezar e refletir sobre a PALAVRA DE DEUS, celebrar a Eucaristia.

-   O encontro do Pe. Pernia sobre Diálogo Profético levou-me a ser realmente grata pela união de nossa espiritualidade e a missão. Ver a missão como "Missio Dei"  mostra que a nossa participação na missão é fundamentalmente um encontro com o mistério – mistério do Deus Uno e Trino que chama a humanidade a partilhar Sua vida e glória, o mistério da presença e ação salvífica   do Verbo e do Espírito no mundo.

 

Os "insights" acima criaram em mim um anseio maior pela   inabitação de DEUS UNO E TRINO  em meu coração e nos corações de todas as pessoas. Creio que isto é o Espírito Santo habitando em meu coração e deste meu anseio  Ele colocou em mim uma paixão por nossa espiritualidade. Rezo para que o mesmo Espírito me capacite a fazer nascer esta paixão, apesar da minha fraqueza pessoal e entre os desafios da vida.

 

Gregory:  Sinto-me privilegiado por ter sido   convidado para vir a Steyl com Ir. Joy para participar deste programa de um mês. Estou profundamente grato pelo tempo passado aqui, as pessoas que encontrei, os lugares que visitei e as experiências durante este mês. Quando revejo este mês passado em Steyl, eu o vejo em duas diferentes fases. A primeira foi fazer parte da Convivência do semestre do AJSC, ou sessão de planejamento, e de ouvir todas as partilhas dos membros da Equipe com suas alegrias e dificuldades ao conduzir programas em vários países. Também tive oportunidade de apresentar um relato sobre os programas do AJSC na Índia e nossos planos para o futuro. O ápice foi o seminário de três dias pelo Pe. Tony Pernia sobre o Diálogo Profético como Missão. Foi muito enriquecedor e ganhei novo entendimento sobre este tema do nosso Capítulo Geral como novo paradigma de missão. Durante a Convivência fui enriquecido pelas liturgias e orações da manhã, criativas e bem preparadas e pela qualidade do tempo vivido junto como Equipe. Foi uma experiência de aprendizado para mim e para o meu ministério. As duas últimas semanas foram menos estruturadas e com mais tempo para estudo pessoal e reflexão. Fiquei muito feliz em poder visitar locais de nascimento da nossa Geração Fundante. Isto me ajudou a aprofundar meu apreço pelos membros e minha experiência ampliou meu horizonte.

 

Conclusões finais:

  1. Vivenciei mais uma vez a internacionalidade SSpS/SVD e esta experiência multi-cultural me fez sentir orgulhoso de minha Congregação.
  2. Ganhei mais novos "insights" sobre nossa espiritualidade missionária,

     como é vivida hoje e também sobre a nossa Geração Fundante.

  1. Estou pessoalmente renovado para o meu ministério na Índia, com

renovado vigor e zelo.

 

 

 

4.  O Encontro de três dias sobre o Diálogo Profético

                                                                       conduzido pelo Pe. Tony Pernia.

 

Como parte da Formação Permanente dos membros do AJSC, o Pe. Tony Pernia concordou em conduzir um encontro sobre   Diálogo Profético durante nossa sessão de planejamento de Junho. Além das palestras pelo Pe. Tony e  debates que se seguiam, cada dia tivemos uma forma diferente de Lectio Divina e partilha em grupo.

 

Na vivência de nossa espiritualidade, nosso compromisso com o diálogo deve ser firmado sobre dois pilares:

  1. Abertura para o Espírito Santo, que nos ajuda a ver a ação de Deus fora da Igreja. O Espírito é também a Pessoa do diálogo entre o Pai e o Filho.
  2. Respeito pelo outro, não apenas do outro que é semelhante a nós, mas do outro que é social e culturalmente diferente de nós. Esta necessidade é evidente hoje na sociedade cada vez mais mujlti-cultural.

 

A dimensão profética baseia-se em duas colunas:

  1. Raízes da Palavra de Deus
  2. Solidariedade com o pobre – materialmente falando.

 

Pe. Tony enfatizou duas coisas: ver a missão como sendo de Deus e não nossa; e também as conversões que isto exige de nós, especialmente: Conversão.

-     do ativismo para a contemplação;

     -    do individualismo para a colaboração;

     -    da conquista para o diálogo;

     -    de somente evangelizar – para ser evangelizado.    

 

Ver a missão como   "Missio Dei" inclui diálogo, corrige nossa visão de missão como estrada de uma só via com tudo feito pelo missionário para o povo. O missionário era o pregador que proclamava a verdade e o povo, aquele que precisava de conversão. O diálogo destaca o fato de que o Espírito Santo está agindo no povo que é evangelizado, tanto quanto nos evangelizamos. Os missionários devem estar prontos para dar e receber, para falar e para ouvir. Eles devem aprender a caminhar com o povo e respeitar o passo do andar do povo. Eles devem estar preparados para mudar e ser mudados, a convidar a conversão e ser convertidos.

 

Nas nossas reflexões em grupo, nós nos vimos desafiados a articular na linguagem de hoje a relevância do diálogo hoje. Juntando isto com nossa Geração Fundante (centrada na Trindade, o Verbo, o Espírito) e a ver o nosso modo de responder efetivamente aos desafios do mundo de hoje, pode-se   ajudar as pessoas a apreciar melhor o conceito de diálogo. E nós começamos a ver o diálogo como algo em que já estamos envolvidos e como uma parte vital de nossa vida.

Através de seminários e retiros podemos promover cada vez mais esta atitude de Diálogo Profético e inclui-lo como parte central de nossos seminários e reflexões. De fato, isto é muito importante para nós mesmos.  

Assim, é importante a transmissão do documento do Capítulo para os outros, mas também suas implicações em nossa vida prática. O diálogo nos convida a OUVIR a nós mesmos, ao que está acontecendo dentro de nós, bem como nos outros.

 

 

5.  Notícias das Províncias

 

ÍNDIA -   Pe. Naveen W. Rebello escreve:

O dia 29 de janeiro de 2007 foi visto como uma carta vermelha no Seminário do Verbo Divino, em Pune. O sonho há muito esperado de ter um Secretariado Nacional do AJSC se realizou.

O Secretariado Arnaldo Janssen foi abençoado pelo Pe. Durairaj, Provincial de INM e inaugurado pelo Pe. José Vazhail, Provincial INM, presenciado pelos confrades SVD, seminaristas e Irmãs SSpS. Pe. Gregory Arockiam, Secretário Nacional do AJSC, explicou o propósito de iniciar um Secretariado Nacional, isto é, para co-ordenar todas as atividades de animação espiritual dos membros da Família Arnaldina e dos leigos que fazem parte desta missão. Também vai distribuir materiais sobre nossa espiritualidade através de livros, cartazes, panfletos etc., e partilhar informações através da mídia eletrônica.

 

INDONESIA

Como o país inclui várias Províncias/Regiões, os SATs são organizados de acordo com as três ilhas maiores: Flores, Timor, Jawa com Kalimantan.

Esses três SATs têm encontros regulares para reflexão, planejamento, execução e avaliação dos programas. No nível nacional eles estabeleceram SESAJI (Secretariado Nacional de Espiritualidade Arnaldo Janssen – Indonésia). As Províncias se revezam para conduzir esse Secretariado a cada três anos. As Províncias Ende são responsáveis de 2007 a 2009, tendo como coordenadores Yanuarius Lobo SVD e Ir. Francis SSpS.

 

Para 2007 organizaram vários programas em nível nacional, incluindo:

- Os dois seminários para a liderança da Província e membros do SAT, conduzidos pelo Pe. Peter e Simon e também retiros anuais para as SSpS.

- Em 2008, o terceiro programa de renovação trimestral (ou terciato indonesiano)

 

Para Flores mesmo, as suas atividades anuais para os formandos incluem:

- Retiros dirigidos para SSpS e seminaristas SVD, preparando para os Votos Perpétuos.

- Retiro pregado para as noviças do 1º ano; retiro dirigido para as noviças do 2º ano.

- Retiro pregado para as postulantes SSpS.

- Oficina e retiro dirigido para os noviços do 1º ano SVD; retiro dirigido para    os noviços do 2º ano, em preparação para os Votos.

 

Também algumas atividades do Ano Centenário:

- Preparar a celebração de um tríduo e livreto para o dia 15 de janeiro de 2008 para as comunidades SVD e SSpS.

- Escrever um livro de memórias de um século desde a morte de nosso Fundador.

- Oficinas para SSpS e SVD que estejam no ministério pastoral (Agosto-Dezembro 2007)

- Animação espíritual de seminários para os leigos que trabalham conosco (Agosto-Dezembro 2007)

 

Os SATs em Jawa e em Timor têm programas anuais semelhantes. Em Timor os noviços SSpS/SVD têm junto a preparação para os Votos. Nos noviciados, outros programas são em comum, por exemplo, os dirigentes de retiros são SVD e SSpS;

 

 

6.  Publicações

 

ª Boletim do Secretariado Arnaldo Janssen, de Steyl.

O Secretariado, uma agência da Província alemã, pretende promover a devoção e o conhecimento de Santo Arnaldo Janssen e a importância de sua vida e espiritualidade hoje. Pe. Jürgen Ommerborn, diretor do Secretariado, começou a expedir um boletim periódico, em formato eletrônico. Cada edição tem 4 páginas (Formato A4 dobrado). Três páginas relatam algum aspecto da "História da Família Arnaldo Janssen" com fotos e citações de Santo Arnaldo. A 4ª página, "A Serviço do Diálogo Profético", combina citações de autores contemporâneos com outras de Santo Arnaldo, em algum aspecto deste tema. A última edição é o nº 6, de Julho de 2007. O Boletim sai em alemão e inglês. Se alguém desejar receber uma cópia, faça contato com o Pe. Ommerborn:    sekr-aj@steyler.nl         

 

b. "Mistérios da Missão"

No ano do Rosário e nosso Ano da Graça de 2003 um confrade SVD anônimo publicou "Os Mistérios da Missão". Neste livreto (28 paginas) ele sugere 5 novos Mistérios Missionários do Rosário: A Encarnação, a Epifania, o Chamado dos   Doze, o Lava-pés e o Envio Missionário dos Discípulos para o Mundo. Desde então, mais de 20.000 cópias (edições em inglês, filipino e japonês) foram impressas. As edições em inglês, indonesiano   e agora em francês e espanhol podem ser encontradas no folder AJSC no website do Generalato SVD. Está sendo preparada uma edição em italiano.

 

7.   Mantendo Contato

Nós continuamos a colocar artigos no folder AJSC, que é a área pública do website do Generalato: http://www.svdcuria.org .    Clique no site  Map/Mapa del sitio, depois clique em  AJSC–CEAJ.  Você poderá ler e imprimir o material.

Se vocês tiverem material (artigos ou módulos de programas) que possam ser úteis para o trabalho de animação espiritual, por favor, enviem para nós, e nós enviaremos pela internet deste modo, para que outros possam ter acesso ao seu material. Por favor, mandem o material e também notícias dos programas que vocês tenham realizado, usando o seguinte endereço:

ajscsteyl@gmail.com

Esperamos receber comunicações suas!

Com os melhores votos para o seu trabalho,

 

Franziska Carolina,      Emmie,     Peter,    Michael.

 

Este Noticiário do AJSC é enviado em cinco línguas: inglês, alemão, espanhol, português e indonesiano.