Boletim do CEAJ

Boletim # 14

Steyl – Julho de 2011

SSpS / SVD / SSpSAP
 


 

    

Saudações cordiais da equipe do AJSC, em Steyl: Aneta Kolodziejezyk e Celestina Tangan, Renato Gnatta, Peter Dusicka e Emmie Vas.

Votos de que o teu serviço de animação espiritual continue a encher-te de alegria e a produzir muito fruto.

 

Eis o nosso endereço electrónico: ajscsteyl@gmail.com

 

Neste Número:

1.     Boa Notícia – Mais um membro da equipa do AJSC (Ir. Celestina Tangan SSpS)

      2.    Ser espiritual é ser humano

      3.     Visão futura do AJSC

      4.     Actividades do AJSC

      5.     Novidades das Províncias

      6.    Continuando em contacto

 

 


 

 

1. BOA NOTICIA – Mais um membro para a equipa do AJSC (Ir. Celestina Tangan SSpS)

 

Sou a Ir. Celestina Tangan, o último membro da equipa do AJSC. Cheguei a Steyl no dia 20 de Maio, festa da nossa Beata Josefa. Sou Filipina e estava na Província dedicada à SS. Trindade. Ocupei-me até agora de diferentes serviços na Província, incluindo retiros e direcção espiritual. Espero que as minhas experiências e aprendizagens do passado me ajudem a dar uma contribuição significativa neste serviço especial ao qual fomos chamados. Aguardo iniciar a trabalhar com os membros da equipa.

 

2. Ser espiritual é ser humano – Embora na edição de Dezembro o P. Peter McHugh se tenha despedido da equipa do AJSC, eu não gostaria que a sua inestimável contribuição às 3 Congregações como membro da nossa equipa durante os últimos 15 anos passasse despercebida: através de retiros, acompanhamento de grupos de Renovação e de Terciado, Capítulos e Assembleias.

 

Verdadeiramente, como é pequeno o nosso mundo! Quando me juntei à equipa do AJSC em 2004, dando os primeiros passos ao lado daqueles que tinham já uma larga e segura experiência neste terreno, um dia numa conversa rotineira com o Peter, perguntei-lhe se conhecia o livro de espiritualidade, onde se usa a imagem do carvão. Nem sequer me lembrava do título do livro, que na altura do meu Noviciado havia lido da primeira à última página. Uma imagem que eu retivera do livro era a imagem do carvão. “Nós somos os pedaços de carvão, sujos, frios e sem chama. Assim como o carvão é transformado pelo fogo, o Espírito de amor nos transforma (The spirituality of our Founder and our Congregation (SSpS), Rome 1978). Eu fiquei tocada por aquele símbolo. Queria ter de novo o livro na minha mão e ler aquele capítulo. Então, o Peter sem hesitar um momento, disse: “Ah, sim! Penso que que conheço tal livro, pois fui eu que o escrevi” e continuou a falar apaixonadamente desse símbolo. Ui! disse para mim mesma, tu és o autor desse livro. E envergonhei-me da minha ignorância. Por outro lado, fiquei feliz por me encontrar com a pessoa que aprofundara tanto na nossa espiritualidade. Senti-me pequena ao lado do oceano de experiências que tal pessoa carregava consigo.

 

E aqui me encontro, muito grata pelo privilégio que Deus me concedeu de trabalhar com Peter McHugh durante os últimos sete anos. Foi uma experiência inesquecível trabalhar com ele; ele conseguiu de maneira muito simples que eu desse o melhor de mim mesma. Pude testemunhar ao longo destes anos o serviço generoso e dedicado do Peter aos membros das nossas 3 Congregações, A sua disponibilidade era inesgotável, estava sempre lá para ajudar, apoiar e fortalecer as pessoas.

 

Ele tem sido uma viva mensagem de amor, respeito e compaixão para muitos nas nossas Congregações. Através das suas profundas e provocadoras reflexões temos sido desafiados e conduzidos a um compromisso missionário mais profundo. É um homem de poucas palavras, mas com ouvidos no coração. Com a sua presença discreta e inspiradora, através de um estilo de vida simples ele faz com que cada um se sinta à vontade e dá a cada um as boas vindas através de gestos muito simples. É um homem para os outros, enquanto escuta, se esquece de si mesmo e do que é seu. É verdadeiramente uma pessoa agraciada por Deus.

 

As palavras não seriam capazes de expressar tudo o que o Peter tem sido para nós, para a família de S. Arnaldo. De qualquer forma, gostaríamos de dizer um grande “obrigado” pelo seu incansável serviço; por ter partilhado generosamente os talentos recebidos, especialmente o conhecimento da nossa geração de Fundadores e da nossa espiritualidade. O tema favorito do Peter é o do amor de Deus e fortalecia a todos com convicção, quando lhe davam a possibilidade de o abordar. “Se soubéssemos quanto Deus amou e aceitou cada um de nós...O amor incondicional de Deus e aceitação apesar das fraquezas e limitações de cada um. Nós somos os seus filhos e filhas muito amados!”

 

Posso verdadeiramente dizer que esta afirmação do amor de Deus transbordou da convicção de Peter e da sua experiência de ser amado por Deus. Não é uma ideia abstracta, mas antes uma experiência e todos os que entraram em contacto com Peter concordarão comigo em que dele emana a compaixão amorosa de Deus.

 

Que Deus se digne a abençoar o Peter com boa saúde e assim ele possa continuara a fortalecer cada um no amor de Deus. Peter, lembra-te que Deus te ama e nós, membros da família de Arnaldo, também.

 

E, tu, como vais? Queres encontrar o P. Peter McHugh e deixar-te inflamar pela paixão do Peter pela espiritualidade missionária? Então procura algum dos seus livros e artigos escritos por ele e lê-os. Se já os tens... podes aprofundar a tua leitura neles. Aqui tens uma lista dos livros e artigos que ele escreveu:

 

LIVROS:

. THE SPIRITUALITY OF OUR SOCIETY, A Theological Appreciation   SVD‑Manila 1975, 214 pp. bib (traduções: alemão, espanhol)

. THE SPIRITUALITY OF OUR FOUNDER AND OUR CONGREGATION (SSpS), Rome 1978, 136 pp. (traduções: alemão, espanhol, indonésio)

. THE SVD BROTHER VOCATION TODAY Analecta 70/1 SVD‑Rome 1995, 113 pp. (ed. PMcH +VvH)

. ARNOLD JANSSEN: YESTERDAY AND TODAY Analecta  63/III SVD‑Rome 1998, 418 pp. sc 24 cm (ed. PMcH)

 Verbum SVD

1.      "Formation of the Religious Missionary in the Society of the Divine Word", V 1983, 24‑3, pp. 307‑321

2.      "Report to the Thirteenth General Chapter 1988 of the Secretary for Formation/Education" V 1988, p. 401

3.      "The Development of the SVD Brother Formation" V 35‑3 1994, pp. 241‑258

4.      “Missionary Formation” V 1997 38 1-2 1997, pp. 24-44

5.      “Alive in the Spirit – Arnold Janssen’s Spirituality” V 44 2003 2-3, pp. 139-162

6.      “The Role of Missiological Education in Our Society’s Formation” DIWA 8 1984, pp. 101-117

7.      “The Divine Word” NV 1975, pp. 54‑65

8.      “SVD Missionary Formation” Sharing Our Mission 15,  pp. 7-13

9.      “The Formation of Religious Today” in For Faith and Service, ed. W. Abbot SJ, Loyola School of Theology, 1983

10.  “Think We: The Role of the Holy Spirit according to Recent Church Documents”  in The Holy Spirit in Our Missionary Life, p. 57-69, Rome 1998

11.  “Abgesandter der goettlichen Liebe” Die Anregung 2006 4, pp. 298-311

12.  “Spiritualitas Misioner Santo Arnoldus Janssen” in Madah Pujian Bagi Sabda  Ilahi, Nusah Indah, 2007

13.  "The Theological Significance of the Name of Our Society: Society of the Divine Word” in The Kingdom of the Word, pp. 79‑110 DIWA Phi.

3. UMA VISÃO PARA O FUTURO do AJSC

 

Os dois co-Directores, Aneta e Renato, estiveram reunidos com os dois Conselhos Gerais SVD-SSpS, na reunião de 17 de Janeiro de 2011, em Roma. Uma das tarefas mais urgentes deste encontro era redefinir a estrutura e a função futura da equipe central do AJSC em Steyl.

 

    Centro de espiritualidade Arnaldo Janssen (AJSC)

 

       Natureza, Funções

 

1.1. Natureza

 

1.1.1. A equipe é constituída por dois SVD e duas SSpS.

1.1.2. A equipe é livre para convidar outras pessoas para planificar e realizar programas.

1.1.3. A equipe providencia em ordem a promover a própria formação contínua.

 

1.2. Funções

 

1.2.1. Animar, formar e colaborar com os animadores espirituais locais.

1.2.2. Preparar materiais e programas para animadores espirituais locais e membros da família de S. Arnaldo.

1.2.3. Actuar conjuntamente com o Secretariado Arnaldo Janssen em Steyl e as respectivas pesquisas.

1.2.4. Sugerir aos animadores locais caminhos para formar, envolver e fortalecer colaboradores leigos.

1.2.5. Colaborar nos programas de formação contínua das 3 Congregações.

1.2.6. Dar seguimento aos programas realizados.

1.2.7. Identificar e encorajar pessoas para fazerem trabalho de investigação científica sobre a nossa história, espiritualidade, vida e missão.

1.2.8. Produzir e tornar acessíveis materiais sobre a vida e missão da família de Arnaldo.

 

   Animadores espirituais locais

 

   Natureza, funções e futuro sector de investigação

 

2.1. Natureza

 

2.1.1. Conjunto de pessoas preparadas e disponíveis para animar espiritualmente os membros da SVD, SSpS e SSpSAP. Eles podem estar  organizados de forma flexível à base da língua ou da geografia. Se a Província/Região existe já uma estrutura que funciona bem, esta estrutura pode continuar a existir.

2.1.2. A equipe do AJSC ajuda os Provinciais e Regionais a identificar entre os membros da família de Arnaldo pessoas capazes que poderem prestar este serviço de animadores locais em tempo parcial ou a tempo completo.

 

2.1.3. As pessoas encarregadas deste serviço, animadas pelos Superiores Provinciais / Regionais, devem dar pelo menos parte do seu tempo para a animação espiritual da família de Arnaldo.

 

2.2. Funções

 

2.2.1. Ajudar os governos provinciais ou regionais na sua responsabilidade de animar os membros utilizando os recursos do AJSC.

2.2.2. Ajudar a contextualizar a nossa espiritualidade nas realidades locais.

 

2.3. Um futuro sector de investigação

2.3.1. Estabelecer um sector de investigação, cujo início poderia ser o Secretariado Arnaldo Janssen.

2.3.2. O sector de investigação poderia trabalhar em colaboração com o AJSC no início e eventualmente formar com o AJSC uma única equipe.

 

 

4. ACTIVIDADES do AJSC

 

            Renato passou 3 meses, de Fevereiro a Abril, em Jerusalém para participar num Curso Bíblico. Ficou muito satisfeito por ter vivido esse tempo na Terra Santa; ver, pisar nos lugares onde Jesus viveu e estudar o significado dos mesmos para a nossa tradição cristã.

 

Peter Dusicka, Aneta e Emmie estiveram envolvidos na organização do programa de renovamento oferecido a membros da SVD e SSpS no mês de Março. Eram 28 participantes. Tendo ficado em Steyl por 3 quase semanas, o grupo seguiu para Oies e Nemi para o resto do programa. O mesmo grupo teve uma semana de Retiro guiado em Nemi, e Peter e Renato ajudaram como guias.

 

Peter Dusicka esteve igualmente envolvido noutras actividades durante o 1º semestre. Participou em Marienburg (Suíça) no grupo de trabalho AGS (Arbeits-Gemeinschaft-Spiritualitaet). Um encontro semelhante do mesmo grupo terá lugar em Steyl, no mês de Janeiro 2012. Ele dirigiu ainda dois Retiros para as SSpSAD em Nitra, na Eslováquia e em Steyl. Foram dois Retiros pregados, embora em Steyl ele tenha dado acompanhamento personalizado às Irmãs em formação. A atmosfera geral nos dois Retiros foi muito agradável.

Peter foi ainda convidado para dirigir um seminário/Retiro para os Formadores SVD da Zona AFRAM em Nsawam/Ghana, de 12 de Junho a 12 de Julho 2011. Os temas que lhe foram propostos foram: a espiritualidade SVD e o carisma missionário hoje; a jornada interior em ordem à integração da pessoa; a identidade do Formador como missionário religioso a partir dos votos. Houve um Retiro de 5 dias para os Formadores. Peter foi um dos “guias” e diz ter sido uma experiência de fé muito enriquecedora.

 

Aneta participou num Curso de actualização sobre Direcção espiritual no Centro Inaciano S. Beno, no país de Gales, durante dois meses e meio. Ela avaliou o Curso de forma muito positiva; foi benéfico e libertador. Regressou cheia de entusiasmo com o que aprendeu e desejosa de utilizar os seus conhecimentos e experiência no trabalho que a espera no AJSC.

 

5. NOTÍCIAS das PROVINCIAS

 

Um testemunho do Gana

 

No dia 6 de Abril de 2011, 16 Noviços da SVD na Província do Gana concluíram o Retiro de 30 dias no Noviciado do Verbo Divino em Nkwatia-Kwahu.

Os guias do Retiro foram: sob a direcção do P. Andrews Aboagye Obeng SVD, coadjutor na Paróquia de St. Margarida Maria de Dansoman, um subúrbio da capital Accra: Ir. McDaniel Acquaah SVD, encarregado da formação dos Irmãos no Ghana; Ir. Lidwina Ohe Koban SSpS, membro da casa do Noviciado SSpS no Ghana; e, finalmente, eu próprio George Clement Angmor SVD, mestre de Noviços. Note-se que, com excepção da Ir. Lidwina, nascida na Indonésia, todos os outros membros da equipa eram nativos ganeses. Talvez mais interessante ainda, para este artigo, é o facto de 2 membros da equipa, P. Andrews e eu próprio, termos tomado parte no primeiro seminário SVD-SSpS para guias  de Retiro de 30 dias, que teve lugar em Steyl, na Casa Mãe, de 13 de Fevereiro até 28 de Março de 2010.

 

Pessoalmente, considero ter sido uma bênção para mim próprio e para o meu trabalho como formador ter tomado parte neste primeiro seminário. O seminário era experiencial. No fim do Retiro os nossos Noviços avaliaram muito positivamente os exercícios espirituais. Algumas das observações feitas por eles: “Para mim é um regresso ao amor incondicional de Deus, através do Filho no Espírito Santo”; “Antes, eu envergonhava-me de falar da minha fé com outras pessoas, mas agora eu sei dar a cara e testemunhar a verdade”; “É uma experiência que terá efeitos duradouros na minha vida espiritual”; e um outro escreve: “Estou pronto para fazer o próximo Retiro de 30 dias, se for possível!”

 

Estamos felizes por poder pôr em prática a quase totalidade do que aprendemos em Steyl, inclusive os cânticos, a criatividade e a judia refeição eucarística “seder”, que foi parte da Liturgia de 5ª Feira Santa. Fizemos algumas adaptações e acrescentamos alguns elementos fruto da nossa criatividade. Em poucas palavras. Foi um grande sucesso e espero poder repetir tudo isto no futuro.

 

                                                                           George Clement Angmor SVD

 

 

6.    CONTINUANDO em CONTACTO

Podes ler e “descarregar” o material  do AJSC no website: http:www.svdcuria.org Basta carregar no mapa do sitio e, depois, em AJSC-CEAJ. As Irmãs têm acesso no website: www.worldssps.org. Procurar o acesso AJSC.

 

Se tens materiais (artigos ou esquemas) que poderiam ajudar no trabalho de animação espiritual, envia-os para nós, que os colocaremos na Internet e assim outros terão acesso aos mesmos. Envia tais materiais e outras noticias da Província no campo da animação espiritual, usando o seguinte endereço: ajscsteyl@gmail.com

Com os melhores votos para o teu trabalho.

Gostaríamos de ouvir notícias tuas.

 

Aneta, Celestina, Peter D. ,Renato, Emmie

 

As cartas circulares do AJSC são enviadas em 5 línguas: inglês, alemão, espanhol, português e indonésio.