Divine Word Missionaries

Breaking News


Info & News

from the Generalate

from the Provinces


Back to

Info&News

Members' Area

Site Map

Home


Equipa Nacional do Centenário

6ª Reunião

Depois de um momento de reflexão sobre um pequeno texto do São José Freinademetz, o Pe. Leite deu oportunidade aos participantes para comentar algum aspecto da acta da última reunião. Não havendo comentários, passou-se ao ponto um da agenda.

Ponto 1. Algumas informações: Concretização do power point, andamento sobre a publicação dos livros (biografia de S. Arnaldo e Orar 15 dias com S. José Freinademetz.), pedido e envio ao autor da publicação do texto do P. W. Muller, recordar o texto (enviado previamente à equipa) solicitado pelo P. Provincial dos Missionários do V. Divino sobre o andamento dos diversos aspectos relacionados com o Centenário para apresentar em reunião alargada do conselho provincial.

O Pe. Leite apresentou alguns materiais alusivos ao centenário trazidos de Steyl pelo Pe. Antunes; à continuação, informou a equipa acerca da conclusão do power point do centenário e agradeceu à Fernanda pelo apoio que deu ao Pe. Leonel na elaboração do mesmo. Relativamente ao livro do Pe. Arnaldo, já foi entregue ao Apostolado da Oração para reedição; em princípio, estará pronto para o dia do encerramento do centenário. O texto do livro sobre José Freinademez será também entregue brevemente e estará pronto na mesma data.

O Pe. Muller pediu para lhe serem enviadas as revistas nas quais o seu texto tinha sido publicado, as mesmas já lhe foram foram enviadas. O Pe. Leite recordou à equipa o relatório que elaborou para o Conselho Provincial sobre as diferentes actividades realizadas e/ou a realizar durante este ano centenário, o qual já tinha sido enviado previamente à equipa.

Ponto 2. Alguns eventos dos últimos tempos:

2.1. Encontro Jovens em Sta. Catarina

O Pe. Leite leu a síntese da avaliação enviada pela Gabriela, a qual foi bastante positiva, embora se tenham apontado também alguns aspectos a melhorar. O Augusto sublinhou como aspecto muito positivo os jovens terem ficado nas famílias, facto que foi bastante evidente nos testemunhos publicados no Contacto.

2.2. Power point (algum comentário da Fernanda? Outras reacções?)

Após o Pe. Leite ter agradecido à Fernanda pelo apoio que deu ao Pe. Leonel na elaboração do power point, a Irmã Maria José reafirmou este agradecimento referindo, ao mesmo tempo, que sentiu o facto do nome da Congregação das Missionárias Servas do Espírito Santo não ter sido referido na produção do power point.

2.3. Algum comentário sobre o acento posto no “Outubro Missionário”

O Pe. Leite referiu que o centenário não foi referido no livrinho, o qual deu uma ênfase mais especial à foto da Madre Josefa e à notícia da beatificação.

2.4. Outros aspectos neste âmbito

Não foram referidos outros aspectos.

Ponto 3. Continuidade de algumas acções ao longo do ano:

Coluna no Contacto

O Pe. Leite sublinhou que a coluna do Contacto tem-se mantido e que no próximo número sairá a notícia de uma celebração conjunta das três Congregações fundadas pelo Pe. Arnaldo que se realizou na catedral de Santiago do Chile. Além desta, serão destacadas outras notícias do centenário no mundo.

Marcadores com os pensamentos dos Santos

O Pe. Leite referiu que os marcadores do centenário irão ser publicados até ao encerramento e que os do Advento e Natal já estão prontos para serem distribuídos. O Pe. José Luís informou que a iniciativa do envio dos marcadores para as rádios infelizmente não teve muito sucesso; embora os marcadores e outro material tenham sido enviados para várias rádios, somente uma respondeu.

Ponto 4. Aspectos pendentes

4.1. Guião do power point

O Pe. José Luís apresentou o formato do guião para o power point e foi-lhe pedido para enviar o documento em formato digital para as pessoas que têm o CD e, posteriormente, para conversar com o Pe. Leonel para que o guião seja incluído no próprio CD.

4.2. Contactos com a paróquia da Benedita

A Irmã Maria José informou que contactou o Pároco da Benedita e que este aceitou a ideia da celebração do centenário na paróquia e sugeriu que alguém do Verbo Divino e das Irmãs conversasse com ele mais detalhadamente sobre a proposta. A Irmã Maria José falou com o Pe. José Luís e este teve alguma dificuldade em encontrar tempo para programar a celebração com ela e conversar com o Pároco. Visto que neste momento o tempo já é bastante reduzido até ao encerramento do centenário ficou decidido que não se faria lá a celebração. Tendo em conta que uma das ideias era introduzir na paróquia o material de reflexão para o Advento e Quaresma, o Pe. Leite disponibilizou-se para pedir ao Pe. Joaquim Domingos para entregar alguns livrinhos ao Pároco quando fizer a distribuição dos mesmos.

4.3. Peregrinação pelos caminhos de S. Paulo

O Pe. José Luís referiu que a agência Verde Pino tem uma viagem à Turquia no valor de 1300€. A equipa discutiu vários aspectos práticos relativamente à organização da viagem, ficando decidido que o Pe. José Luís fará chegar à equipa e às comunidades dos Missionários do Verbo Divino as diferentes propostas.

Ponto 5. A caminho do encerramento do Centenário

5.1. Que passos até ao encerramento

Quanto a actividades a realizar ainda antes do encerramento, o Ricardo informou que está a dinamizar um encontro no Prior Velho especialmente a nível de catequese, onde estará presente o tema do centenário. A Fernanda referiu também que num encontro de Advento que irão realizar em Guimarães será também incluída a temática do Centenário. A Irmã Maria José sugeriu que o power point poderia ser trabalhado com o grupo dos filipinos na celebração de Natal e também com o grupo bíblico acompanhado pelas Irmãs em Odivelas. Relativamente à ideia de ter uma celebração do centenário na paróquia de São Tomás de Aquino em Lisboa, o Pe. Leite referiu que, embora esteja com o tempo muito limitado, irá tentar contactar o Pároco de São Tomás de Aquino para ver se é possível realizar a celebração.

Relativamente ao encerramento do centenário em Fátima, o Pe. Leite leu o que a Gabriela tinha enviado, nomeadamente sobre a necessidade de investir na motivação das pessoas para participarem na celebração, tendo em conta que é uma data muito próxima do Natal e por ser no Inverno. A Irmã Maria José referiu que junto com as Irmãs de Odivelas vai procurar trazer um autocarro no sábado com membros do grupo bíblico, acompanhado pelas Irmãs, e com um grupo da comunidade filipina, acompanhada pela Irmã Maria Mendes, ssps e pelo Pe. Jovito, svd.

5.2. Sugestões para a celebração do encerramento

O Pe. Leite referiu que o Encontro dos Amigos do Verbo Divino é normalmente preparado por um grupo mais amplo de pessoas, mas ainda assim, sugeriu que a equipa desse algumas sugestões para o encontro. O Pe. Leite leu as propostas da comunidade de Lisboa: apresentação do power point do centenário, haver uma parte formativa, e uma parte festiva-celebrativa. Posteriormente, para a parte formativa, deu algumas ideias com base no encontro realizado em Dueñas no fim-de-semana do dia mundial das missões: trabalho/reflexão em grupos, tendo por base temáticas ligadas à missão.

O Pe. Leite sugeriu, ainda, que um momento importante do encontro seria o lançamento do livro Orar 15 dias com São José Freinademetz, assim como a apresentação da reedição do livro de Santo Arnaldo Janssen. A Fernanda reforçou que a tarde de sábado fosse dedicada ao trabalho de grupos sugerido pelo Pe. Leite (em vez de ir ao Santuário, como se tem feito noutros anos) e que à noite poder-se-ia fazer uma confraternização entre as pessoas das diferentes regiões. O domingo poderia ser mais direccionado para o tema dos Santos, assim como para a parte celebrativa. O Pe. Leite destacou também que seria importante valorizar o encerramento do centenário como um lançamento das causas missionárias que animaram os Santos, e não simplesmente um encerramento das celebrações.

Ponto 6. Outros

O Pe. Leite informou que a comunidade de Tortosendo está a organizar uma viagem de autocarro a Steyl durante 8 dias; irá enviar por e-mail a informação acerca da viagem para os membros da equipa. A Fernanda informou que durante o mês de Outubro foi passado o power point do centenário em diversas paróquias de Guimarães onde os missionários do Verbo Divino estão presentes.

Secretariou,
Ir. Maria José Rebelo, ssps