Divine Word Missionaries

Peace and Justice Issues


Peace
&
Justice


Back to

Peace & Justice

Members' Area

Site Map

Home


UN Millennium Development Goals

Para: Congregações Religiosas
De: Comissão JPIC da UISG/USG
Promotores de JPIC em Roma e Caritas Internacional
Re: Um convite para participar no
Apelo Global para Actuar Contra a Pobreza

Gostaríamos de a convidar a si e à sua congregação a participar no Apelo Global a Actuar Contra a Pobreza. Este ano, 2005, realizar-se-ão três eventos importantes que têm o potencial para fazer com que a pobreza passe à história: (pôr fim à pobreza)

  • A Reunião do G-8 terá lugar de 6-8 de Julho em Edimburgo, Escócia, onde os chefes dos países mais ricos do mundo se encontrarão para discutir os desafios económicos globais;
  • Nos dias 14-16 de Setembro, numa sessão especial ao mais alto nível da Assembleia Geral das Nações Unidas, os chefes dos estados e governos avaliarão os progressos feitos para alcançar as metas estabelecidas na Declaração do Milénio;
  • A Sexta Conferência Ministerial da Organização de Comércio Mundial (WTO) se encontrará em Hong Kong, de 13-18 de Dezembro, para discutir regulamentos e padrões de comércio internacional.

Cidadãos em todo o mundo estão a trabalhar juntos para assegurarem que os chefes de governo possam escutar a nossa voz comum pedindo o fim da pobreza. Acreditamos que isto possa acontecer através do seguinte:

  • Comércio justo,
  • Cancelamento da dívida,
  • Um aumento maior na quantidade e qualidade de ajuda,
  • Esforços nacionais para eliminar pobreza e alcançar as Metas da Declaração do Milénio (MDG - Millennium Declaration Goals) que sejam sustentáveis e implementadas de maneira democrática, transparente, e responsável para os cidadãos.

É altamente significativo para nós que estes eventos se realizem durante este Ano Eucarístico. Na sua carta apostólica, Mane Nobiscum Domine, João Paulo II disse:

Por que não fazer então deste Ano da Eucaristia um período em que as comunidades diocesanas e paroquiais se comprometam de modo especial a ir, com operosidade fraterna, ao encontro de alguma das muitas pobrezas do nosso mundo? Penso no drama da fome que atormenta centenas de milhões de seres humanos, penso nas doenças que flagelam os países em vias de desenvolvimento, na solidão dos idosos, nas dificuldades dos desempregados, nas desgraças dos imigrantes. Trata-se de males que afligem, embora em medida diversa, também as regiões mais opulentas. Não podemos iludir-nos: do amor mútuo e, em particular, da solicitude por quem passa necessidade, seremos reconhecidos como verdadeiros discípulos de Cristo (cf. Jo 13,35; Mt25,31-46). Com base neste critério, será comprovada a autenticidade das nossas celebrações eucarísticas.(#28)

Como um acto de solidariedade e um sinal de nosso próprio compromisso para erradicar a pobreza, convidamo-lo/a a unir-se a um dia mundial de oração e jejum, no dia 1 de Julho. O jejum e a oração são tradições antigas na nossa igreja para combater o mal e operar o bem. Este gesto simbólico é um modo apropriado de participarmos neste apelo global.

Além disso, apelamos todos vós a:

Que Deus nos abençoe nos nossos esforços para “nos tornarmos promotores de comunhão, de paz, e de solidariedade em todas as situações" (Mane Nobiscum Domine #27)